Aguarde...

Conheça as vacinas que são indispensáveis durante a gestação

15 de maio de 2019 by Gsaúde0
HEAD-PARA-ARTIGOS-2.jpg
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Durante a gravidez, boa parte dos anticorpos da mãe é transferida para o seu bebê, o que já garante alguma proteção ao pequeno antes mesmo dele vir ao mundo. Essa troca de anticorpos não para por aí! A mãe continua protegendo o seu filho por meio da amamentação e mantendo seu sistema imunológico funcionando corretamente.

Além disso, a gestante é mais vulnerável a doenças bacterianas e vírus dos mais comuns aos mais graves, assim como o bebê que fica mais suscetível a doenças principalmente nos seus seis primeiros meses de vida. Por isso, é tão importante que as mulheres se vacinem durante a gravidez e após o parto.

Quanto mais proteção a mãe tiver na gestação, melhor será o sistema imunológico do seu bebê! Para ajudar nesta tarefa, separamos abaixo quais são as vacinas essenciais previstas no Calendário Vacinal da Gestante, confira:

Vacina Influenza (Gripe)

O vírus influenza é uma das maiores ameaças para as gestantes, pois é muito comum e pode ser encontrado por toda a parte. Nas gestantes, a gripe se manifesta com sintomas mais graves e podem representar um grande risco se não for devidamente tratada.

A Vacina da Influenza pode ser tomada em qualquer fase da gestação e possui duas variações: a trivalente e a tetravalente. A trivalente protege contra duas variações do tipo A e uma do tipo B, enquanto a tetravalente garante proteção contra uma variação a mais do tipo B. A única contraindicação é para mulheres que são alérgicas a ovo. Em qualquer outro caso a vacina não oferece riscos.

Vacinando-se contra a gripe, a futura mamãe não só garante a sua proteção, assim como a do seu bebê contra o vírus Influenza, pois os seus anticorpos podem ajudá-lo a se proteger do vírus nos primeiros meses de vida. Lembrando que a vacina da gripe só é recomendada para crianças após os seis meses de idade.

Vacina Hepatite B

Assim como a gripe, a Hepatite B também traz sintomas passageiros, porém muito mais fortes em grávidas devido ao seu sistema imunológico fragilizado. Muitas mulheres contraem a Hepatite B e nem suspeitam disso, o que pode ser um perigo para o bebê, já que o vírus pode ser transmitido durante a gravidez ou no momento do parto. Um bebê recém-nascido com Hepatite B tem 90% de chances de desenvolver uma hepatite crônica, por isso é tão importante que a mamãe tome essa vacina.

O esquema completo da Vacina Hepatite B consiste em três doses (0-1-6 meses). Se a gestante tiver recebido uma ou duas doses, deverá completar o resto do ciclo durante a gestação, não sendo necessário fazer o esquema desde o início. Lembrando que, independente de quantas doses precisar tomar, a vacina só pode ser aplicada a partir do quarto mês de gestação.

Vacinas DT ou dTpa

Também chamadas de dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto) e DT (Dupla Tipo Adulto), a primeira protege contra três doenças bacterianas: tétano, coqueluche e difteria, enquanto a segunda protege apenas contra a difteria e o tétano.

Assim como nos outros casos apresentados aqui, todas essas doenças também podem ser transmitidas de mãe para filho, por isso que a imunidade da gestante também garante a proteção do bebê após o nascimento.

Caso a mulher já tenha tomado essa vacina antes da gestação, o restante é mais fácil. Mas se não houver imunização, será necessário primeiro tomar duas doses da DT, com intervalo de 30 dias entre uma e outra. Se apenas uma dose foi tomada antes da gestação, deve-se tomar outra para reforçar os anticorpos.

Se as duas doses já foram tomadas antes de engravidar, uma única dose da dTpa já garante a proteção. O Ministério da Saúde ainda recomenda que essa dose seja tomada entre a 27ª e a 36ª semana (entre o sexto e o nono mês) de gestação, pois há mais compartilhamento de anticorpos nesse período e o bebê fica mais protegido.

Essas três vacinas são indispensáveis para todas as gestantes e garantem uma gravidez e um pós-parto muito mais saudável. Caso ainda não tenha tomado alguma dessas vacinas, venha atualizar o seu Calendário Vacinal da Gestante na ImuneLife!

 

Referências

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/uso-de-medicamentos-durante-a-gravidez/uso-de-medicamentos-durante-a-gravidez

https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/31435/1/TFINAL_MarianaPinto.pdf

https://bebe.abril.com.br/gravidez/as-vacinas-indispensaveis-na-gravidez-e-no-pos-parto/

https://saude.abril.com.br/familia/as-vacinas-indispensaveis-na-gravidez-mas-que-sao-pouco-tomadas/

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright Imunelife 2018. Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por www.agenciagenesis.com

WhatsApp chat