Aguarde...

Pneumonia em bebê: o que você precisa saber para protegê-lo

9 de abril de 2019 by Gsaúde0
gettyimages-909771884.jpg
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Como proteger seu bebê da pneumonia

Muitas vezes, por mais que a mamãe e o papai se esforcem para proteger seu bebê da friagem e de um possível resfriado, parece ser inevitável. Esses cuidados são muito importantes, pois para um neném, qualquer gripe inofensiva pode se transformar em uma pneumonia. Será que é possível proteger seu bebê de doenças respiratórias? Descubra neste artigo.

Tipos e sintomas

A pneumonia pode ser comparada com a gripe, mas com sintomas mais fortes. Existem quatro tipos: viral, bacteriana, química e fúngica.

A viral é o tipo mais comum, sendo transmitida pelo mesmo vírus da gripe, o Influenza. A bacteriana é causada por algumas bactérias, sendo mais comum pelo agente Pneumococo. A química é causada por toxinas e agentes químicos e a fúngica por alguns tipos de fungos, sendo o tipo mais raro.

Durante as épocas frias do ano, como no inverno, nosso corpo fica mais propenso a desenvolver infecções. Em bebês é ainda pior, pois seu sistema imunológico frágil não consegue protegê-lo do vírus da gripe, que age com mais facilidade em temperaturas baixas.

Os sintomas da pneumonia no bebê agem com mais intensidade. Isso inclui tosse seca, febre alta, fraqueza, mal-estar e dificuldade para respirar. Geralmente, os sinais de que seu bebê está com pneumonia é quando ele subitamente parar de mamar, mesmo se incentivado, assim como quando ele demonstra muita dificuldade para respirar, sendo notável a retração de suas costelas e um barulho semelhante a “asas batendo” vindo de seu nariz.

Como proteger seu bebê?

Qualquer corrente de ar pode ser uma ameaça quando o assunto é pneumonia, então alguns cuidados básicos são necessários para proteger seu filho a todo momento. Os bebês sentem mais frio que o normal, então o primeiro passo é sempre mantê-los bem agasalhados com roupas quentinhas.

Na hora da soneca também é importante colocar roupas bem quentinhas, pois eles costumam se mexer muito e isso pode acabar afastando o cobertor. Quando for dar banho ou trocar de roupa, feche todas as portas e janelas para evitar que qualquer golpe de ar frio atinja o neném.

Dormir de cabelo molhado? Nem pensar! Atenção redobrada para meninas, que costumam ter mais cabelo. Deixar os pequenos expostos ao ar condicionado, seja no carro ou em outros ambientes fechados, também não é recomendado.

Evite sair com o bebê em dias muito frios ou chuvosos, assim como levá-lo para lugares fechados e com muitas pessoas, pois a proliferação do vírus é mais rápida nesses ambientes. Lugares muito úmidos e empoeirados também devem ser evitados, pois atacam as vias respiratórias e podem chegar aos pulmões.

Tratamentos

Apesar de grave, a pneumonia em bebês pode ser curada. Em casos mais simples são usados medicamentos para controlar a febre e muito líquido para hidratar o neném, podendo ser necessário o uso de antibióticos ou até uma internação quando o quadro é mais grave.

Com o inverno se aproximando, essas dicas são essenciais para manter seu bebê sempre seguro e saudável. Esteja preparado para a estação mais fria do ano e cuide bem do seu pequeno. Lembre-se: qualquer suspeita de pneumonia, leve-o a um pediatra o quanto antes!

 

Referências

https://tonello.med.br/pneumonia-em-bebe-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-protege-lo/

https://www.guiadobebe.com.br/pneumonia-em-bebes-e-criancas/

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright Imunelife 2018. Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por www.agenciagenesis.com

WhatsApp chat