Aguarde...

Febre Amarela: saiba como se prevenir

13 de março de 2019 by Gsaúde0
febre-amarela.jpg
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A febre amarela é uma doença viral transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti. A doença tem esse nome por deixar o corpo do paciente amarelado e causar diversos tipos de hemorragia.

Por ser um vírus tropical, ele é mais comum na América do Sul e na África. Quer saber mais sobre as causas, sintomas, tratamento e prevenção da febre amarela? Confira neste artigo.

Causas

Existem dois mosquitos que transmitem a febre amarela: o Aedes aegypti no meio urbano e o Haemagogus no meio rural e silvestre. Os mosquitos não são os causadores da doença, eles apenas a transmitem quando picam algum animal ou humano infectado pelo vírus.

Em ambos os casos, a doença é a mesma, não mudando os sintomas de um tipo para o outro. A única diferença é na disseminação do vírus.

Ainda existem boatos de que macacos também transmitem a febre amarela. A disseminação desta informação se intensificou após o último surto da doença no Brasil, entre os anos de 2017 e 2018. Porém, essa afirmação é falsa pela razão do macaco apenas desenvolver o vírus dentro de si, mas não ser o transmissor. Apenas o mosquito pode transmitir febre amarela para os humanos.

Sintomas

Por vezes, quem contrai febre amarela pode não demonstrar nenhum sintoma, mas quando se manifesta inclui: dores musculares, dor de cabeça, perda de apetite, náuseas, vômitos, vermelhidão nos olhos e no rosto, fotofobia, fadiga e fraqueza.

Esses sintomas duram em torno de três a quatro dias, mas há casos em que eles podem se agravar e atingir alguns órgãos, o que resulta em febres ainda mais fortes, urina escura, dores abdominais e hemorragias na boca, nariz, olhos e estômago.

Tratamento

A maioria das pessoas apresenta os sintomas mais leves da doença, que normalmente é curada por conta própria, sem a necessidade de realizar nenhum tipo de tratamento. Mas, nos casos mais graves, é essencial ficar em repouso, beber muito líquido para repor tudo que foi perdido e usar os antibióticos receitados pelo médico.

Previna-se!

Como prevenção, é possível ficar imune ao vírus por meio da vacina da febre amarela, o que pode durar cerca de 10 anos ou a vida inteira, dependendo da dose que for aplicada. Essa vacina é essencial em território brasileiro e obrigatória para viajar para outros países fora da América do Sul, como países do continente africano, por exemplo.

Se você ainda não é vacinado contra febre amarela, procure a ImuneLife e garanta já a sua proteção para o resto da vida!

 

Referências

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/febre-amarela

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright Imunelife 2018. Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por www.agenciagenesis.com

WhatsApp chat