Aguarde...

Quais são as principais vacinas que os adultos precisam tomar

27 de junho de 2018 by Gsaúde0
doutor-masculino-que-da-uma-injecao-a-um-paciente_1170-2135.jpg
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Brasil é conhecido por ter uma estrutura vacinal estruturada e eficiente, principalmente quando se fala em “Vacinação Infantil”. Porém, a vacinação em adultos ainda é pouco disseminada, muitas vezes pela falta de informação. Por isso, ainda existe uma grande lacuna entre o que é oferecido pelas redes públicas e privadas e o que é feito de fato.

Quando ficamos adultos novas prioridades surgem, entretanto é fundamental ficarmos atentos à vacinação, pois este é um dos métodos mais eficazes de nos protegermos e passarmos a imunização adiante. Mas, você sabe como a vacinação, mesmo sendo uma ação individual, pode gerar benefícios coletivos?

A vacinação é uma das melhores ferramentas de promoção da saúde coletiva, só perde em benefício para a água potável. As vacinas ampliaram a expectativa de vida quando ajudaram a diminuir drasticamente doenças como o sarampo e a coqueluche, por exemplo, que mata principalmente bebês de até três meses, cuja principal forma de transmissão é pelo contato com adultos não imunizados.

Vírus x Bactérias

Antes de conhecer quais são as vacinas mais recomendadas para os adultos, é importante saber que existem vacinas direcionadas tanto para vírus, quanto para bactérias. No último caso, a vacinação tem a finalidade de controlar surtos epidemiológicos e, para o caso dos vírus, a imunização normalmente é vitalícia, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço para evitar a recidiva da doença.

Pronto! Agora você já sabe a diferença entre as vacinas direcionadas para os vírus e para as bactérias, então falaremos a seguir das principais vacinas que os adultos devem tomar e que vão além da vacina contra gripe, já que algumas doenças crônicas se manifestam principalmente na vida adulta.

Calendário de Vacinação para Adultos

Aqueles que estão em grupos de risco, como as pessoas com mais de 60 anos ou aquelas que têm doenças crônicas, devem sempre estar informadas sobre a vacinação. Pessoas com asma, por exemplo, devem se vacinar contra a pneumonia. Da mesma forma, diabéticos, imunodeficientes, pacientes oncológicos ou com outras disfunções são candidatos a imunizantes específicos, pois o calendário pode variar.

A prevenção contra o tétano e a difteria, fornecida pela vacina dT, também está à disposição dos adultos e a imunização nesse caso, deve ser renovada de dez em dez anos. Normalmente, a última dose da dT deve ser tomada aos cinco anos de idade. Para as gestantes é recomendável a dTpa, que além da difteria e do tétano, também protege contra a coqueluche.

A Tríplice Viral, por sua vez, protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Antes, os adultos recebiam a segunda dose até os 19 anos de idade. Mas após algumas mudanças no Calendário Vacinal do Adulto, devido aos surtos de caxumba que ocorreram no Brasil nos últimos anos, a segunda dose pode ser dada até os 29 anos e a primeira dos 30 aos 49.

De uma forma resumida, o Calendário de Vacinação Adulto da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) propõe as seguintes vacinas para os adultos:

  • Vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Vacina contra a Hepatite A e B;
  • VPC13 e VPP23 (Pneumonia);
  • Vacina contra a Febre Amarela;
  • Vacina contra a Influenza (gripe);
  • HPV.

Quer saber mais detalhes sobre o tema? Confira o Calendário da SBIm direcionado a esta faixa etária.

 

Referências

https://saude.abril.com.br/medicina/adultos-tambem-tem-que-tomar-vacinas/

https://www.minhavida.com.br/saude/galerias/12814-sete-vacinas-que-os-adultos-precisam-tomar

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-adulto.pdf

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright Imunelife 2018. Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por www.agenciagenesis.com

WhatsApp chat