Aguarde...

Vacinação contra a Gripe: como funciona? Quem deve tomar?

23 de maio de 2018 by Gsaúde0
voce-esta-com-as-vacinas-em-dia-1508346330152.jpg
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Mais conhecida como Gripe, a Influenza é uma das doenças mais comuns e frequentes em todo mundo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que cerca de 10% da população é infectada anualmente por algum tipo de vírus influenza e que aproximadamente 1,2 bilhão dos infectados podem ter o risco elevado de desenvolver complicações relacionadas à doença.

Segundo a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), a Influenza possui subtipos e é causada por mais de um vírus, que são classificados como A e B. No subtipo A que é o mais frequente a afetar os humanos, está presente o H1N1 e H3N2 e, no subtipo B, está o Victoria e o Yamagata.   

Vacinação 2018

Anualmente as vacinas contra a gripe são atualizadas, isso porque os agentes imunizantes devem ser ajustados conforme as alterações do vírus e também de acordo com os vírus que mais estão circulando na época. Anualmente, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulga a formulação desta vacina para que sejam distribuídas ou comercializadas no Brasil. Neste ano a vacina pode ser Trivalente e Quadrivalente (Tetravalente).

Diferença entre a Vacina Trivalente e Quadrivalente

Você deve estar se perguntado sobre a diferença entre as duas vacinas, certo? A Imunelife te responde!

A diferença entre estas duas vacinas é que a Trivalente protege contra três subtipos de vírus, duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B, enquanto a Quadrivalente protege contra quatro subtipos, duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B.

Portanto, não se preocupe, a SBIm enfatiza que tanto a vacina Trivalente como a Quadrivalente são eficazes. Mas, você não concorda que quanto mais proteção, melhor? Se sim, o ideal é optar pela Vacina Quadrivalente.

Quem deve se vacinar?

Todas as pessoas devem se vacinar menos aquelas que tiveram alergia aos componentes do imunizante anteriormente. Vale ressaltar que pessoas que fizeram transplante, pessoas com pressão alta, pessoas com diabetes ou que passaram por cirurgia recente e tomaram outra vacina, também podem se imunizar normalmente.

Prioridade

Considerando que a gripe é uma condição potencialmente séria que pode levar a graves complicações, diferente de um simples resfriado, no grupo prioritário de vacinação contra a gripe estão os idosos, crianças (a partir dos seis meses até os cinco anos de idade), gestantes, profissionais da saúde, professores da rede pública ou privada e portadores de doenças crônicas.

Você se lembra daqueles 1,2 bilhão de infectados que potencialmente podem desenvolver complicações relacionadas à Influenza? Pois é! Dentro desta estimativa estão 385 milhões de idosos acima de 65 anos, 140 milhões de crianças e 700 milhões de pessoas com doenças crônicas. Isso explica a prioridade que esse grupo tem, em relação à vacinação contra a gripe.

Reações

Bastante disseminada por aí, a informação de que é possível pegar gripe por meio da própria vacinação não é verdade, isso porque a vacina é constituída por vírus inativados, fracionados e purificados que não causam a doença. O que ocasionalmente acontece é que, como a vacina da gripe é aplicada durante o outono e inverno, período de maior circulação do vírus, é bastante comum que outros tipos de vírus, exceto os que constam na vacina, causem a gripe. Por isso, muitas pessoas associam a vacinação ao desencadeamento da gripe.

Ao tomar a vacina da gripe, é possível que manifestações benignas como dor e inflamação no local da aplicação, febre e mal-estar que persistem por um ou dois dias aconteçam. Entretanto, esses efeitos colaterais são raros, manifestando-se em apenas 1% das pessoas imunizadas. Somente em situações raras, é possível que ocorra reações alérgicas mais sérias, como a vermelhidão na pele, lábios inchados e a língua mais grossa.

Não deixe que informações confusas e o receio de tomar a vacina prejudiquem a sua saúde. Agora que você já sabe a importância da vacinação contra a gripe, imunize-se com segurança e qualidade na Imunelife! 

 

Referências

As vacinas da gripe que foram autorizadas para distribuição no Brasil

https://saude.abril.com.br/medicina/as-vacinas-da-gripe-que-foram-autorizadas-para-distribuicao-no-brasil/

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-04/saiba-mais-sobre-vacinas-contra-gripe-disponiveis-no-brasil

Vacina Gripe (Influenza) — Trivalente ou Quadrivalente

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/68-vacina-gripe-influenza

Vacina da gripe: Quem pode tomar? Posso ficar doente? Tire suas dúvidas

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/vacina-da-gripe-quem-pode-tomar-posso-ficar-doente-tire-suas-duvidas.ghtml

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright Imunelife 2018. Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por www.agenciagenesis.com

WhatsApp chat